Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
Por Redação Rádio Caiçara | 6 de agosto de 2023
Nesta segunda-feira (7), serão instaladas na Câmara de Vereadores de Porto Alegre duas comissões parlamentares de inquérito (CPIs) para investigar compras da Secretaria Municipal da Educação (Smed). A primeira foi proposta por Idenir Cecchim (MDB) e tem início marcado para as 9h, ao passo que a segunda partiu de iniciativa de Mari Pimentel (Novo) e começará às 10h.
Ambas as sessões serão realizadas no Plenário do Legislativo da capital gaúcha, localizado no Centro Histórico. Dentre os primeiros objetivos das reuniões desta segunda-feira está a definição de aspectos como composição do colegiado e funcionamento dos trabalhos, sendo que as duas comissões são independentes entre si – inclusive na sistemática de atuação.
O prazo para conclusão é de quatro meses, prorrogáveis por mais dois. No foco das CPIs estão denúncias feitas pela imprensa gaúcha há mais de dois meses e que indicaram suposta irregularidade no âmbito da Smed.
Principal problema: a constatação da existência de grande quantidade de livros didáticos adquiridos mas não aproveitados por escolas da rede municipal. O mesmo teria ocorrido com equipamentos eletrônicos e de laboratório.
Milhares de unidades ds publicações estavam guardadas em depósitos da prefeitura ou nas próprias instituições de ensino. A repercussão negativa do caso motivou a troca do titular da Secretaria, dentre outras medidas admininistrativas. Isso incluiu a realização de auditoria por parte da prefeitura.
(Marcello Campos)
No Ar: Caiçara Confidencial