Segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

Segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

Voltar TikTok começa a vender produtos “próprios” pelo aplicativo para rivalizar com Shein e Amazon

O TikTok está expandindo suas ofertas de comércio eletrônico, numa tentativa de rivalizar com as chinesas Shein e Temu, além de concorrer com a americana Amazon. Começou a vender produtos pelo app de vídeos com seus próprios fornecedores, segundo o jornal britânico Financial Times. O projeto foi batizado internamente de “Projeto S”.

O modelo, semelhante à forma como a Amazon fabrica e promove sua própria gama de itens mais vendidos, representa uma grande mudança em relação ao mercado de compras existente no TikTok. Atualmente, a plataforma permite que outros fornecedores vendam itens por meio do TikTok Shop, uma solução integrada ao app de vídeos. O aplicativo recebe uma pequena comissão por isso.

No novo modelo que vem sendo desenvolvido, a ByteDance – controladora do app chinês – ficaria com todos os lucros das vendas feitas por meio do novo recurso do TikTok, o Trendy Beat, segundo quatro fontes familiarizadas com a operação.

Nas últimas semanas, os usuários do Reino Unido começaram a visualizar o Trendy Beat. Trata-se de uma seção que oferece itens que se mostraram populares em vídeos, como ferramentas para extrair cera de ouvido ou escovar pelos de animais em roupas.

Todos os itens anunciados são enviados da China e vendidos por uma empresa registrada em Cingapura que pertence à ByteDance, sediada em Pequim.

Testes

O TikTok disse que está testando o novo recurso. “Estamos sempre explorando novas maneiras de aprimorar a experiência de nossa comunidade e estamos nos estágios iniciais de experimentação de novos recursos de compras”, disse a empresa.

A ByteDance está buscando novas receitas que possam justificar sua avaliação em US$ 300 bilhões, o que a torna a startup privada mais valorizada do mundo, antes da realização de uma oferta pública inicial esperada nos próximos dois anos.

O “Projeto S” é liderado por Bob Kang, diretor de e-commerce da ByteDance, que recentemente viajou de Xangai para coordenar os esforços nos escritórios da TikTok em Londres, de acordo com dois funcionários. O TikTok disse que Kang estava no Reino Unido por vários motivos e se reporta ao executivo-chefe do aplicativo, Shou Zi Chew.

O Project S utiliza o conhecimento do TikTok sobre itens que estão se tornando virais no aplicativo, permitindo que a ByteDance adquira ou faça esses itens por conta própria, de acordo com pessoas com conhecimento do plano.

O TikTok disse que a marca usou uma rede de fornecedores para produzir itens para sua oferta Trendy Beat. Para impulsionar seus negócios de comércio eletrônico, a ByteDance recrutou funcionários da Shein, disseram dois funcionários.

“Bob Kang é obcecado por Temu e por replicar seu sucesso, e ele acha que eles podem fazer isso inserindo-se no processo de fornecimento e venda”, disse outra pessoa familiarizada com a estratégia no Reino Unido.

A ByteDance tem pressionado para expandir as ofertas de comércio eletrônico do TikTok para replicar seu sucesso com o Douyin, seu aplicativo irmão chinês, que alcançou vendas de mais de 10 bilhões de produtos anualmente. A ByteDance gerou US$ 85 bilhões em vendas em 2022, a maioria derivada de seus negócios na China.’

O marketplace da TikTok, o TikTok Shop, teve sucesso em mercados no sudeste asiático, incluindo Indonésia e Vietnã, mas ainda está lutando para ganhar força no Reino Unido, onde foi lançado há mais de dois anos.

“A ByteDance percebeu que queria construir uma marca própria no aplicativo TikTok, em vez de criar um aplicativo independente como Shein e Temu”, disse um dos funcionários.

A página de compras do Trendy Beat o vincula a uma empresa chamada Seitu, registrada em um endereço em Cingapura. Três pessoas familiarizadas com o Project S disseram que a Seitu era propriedade da ByteDance e a TikTok confirmou que era uma subsidiária.

De acordo com registros públicos, a Seitu também está conectada à If Yooou, uma empresa de varejo de propriedade da ByteDance. Lim Wilfred Halim, chefe do chefe de segurança e antifraude de comércio eletrônico global da TikTok em Cingapura, está registrado como diretor da Seitu.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Clube do Ouvinte