A Brigada Militar formou mais de 400 policiais que reforçarão a segurança de 71 municípios do Rio Grande do Sul

O Comando Geral da BM (Brigada Militar), o Departamento de Ensino e a Academia de Polícia Militar apresentaram, na manhã desta sexta-feira (31), os 405 alunos-oficiais que concluíram o Curso de Habilitação para Policiais Militares Temporários 2018. Eles serão enviados nas próximas semanas para reforçar o policiamento em 71 municípios do Rio Grande do Sul, assumindo funções administrativas e de guarda externa de presídios. A solenidade ocorreu no Ginásio Gigantinho, em Porto Alegre, na presença do secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, e do comandante-geral da Corporação, coronel Mario Yukio Ikeda. As informações são da assessoria de comunicação da BM.

O curso de capacitação, que reuniu alunos oriundos das Forças Armadas de todo o Estado, teve início em julho de 2018, com 400 horas-aula e englobando conhecimentos específicos da atividade policial militar temporário, disciplinas de ética e cidadania, doutrina policial, policiamento de guarda e comunicação operacional, noções de segurança no trabalho policial, entre outras.

Conforme o secretário Cezar Schirmer, “os PMs temporários que hoje se formam serão extremamente importantes, na medida em que permitirão o retorno de 405 praças às ruas”.

Casas prisionais

De acordo com o comandante-geral da BM, coronel Mário Yukio, os policiais temporários serão distribuídos entre guarda externa de estabelecimento em casas prisionais em todo o Estado, principalmente nas principais cidades e para atuar no videomonitoramento. “O brigadiano liberado da casa prisional vai atuar na segurança daquele município onde já estava trabalhando na guarda externa do presídio”.

O videomonitoramento, segundo o coronel Ikeda, por ora será em Porto Alegre. Ele destacou que está em andamento a implantação de centros regionais integrados em todo o Rio Grande do Sul e estes PMs temporários serão colocados nestas centrais. “Hoje nós temos já a central de Porto Alegre e estamos trabalhando no estabelecimento e na operação das demais centrais de videomonitoramento e centros integrados de operações. Serão mais de 20 centrais regionais em todo o Estado”, esclareceu.

Prestigiaram o evento, o subcomandante-geral da BM, coronel Eduardo Biacchi Rodrigues; o chefe do Estado-Maior da Corporação, coronel Júlio César Rocha Lopes; Mauri Silva, representando o Sport Clube Internacional; o capelão honorífico da BM, padre Alexandre Chaves, demais autoridades civis e militares, e familiares dos formandos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se você encontrar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Post Author: rita